Variações de mamilo. Você sabia que existem diferentes tipos de mamilos?

Variações de mamilo Você sabia que existem diferentes tipos de mamilos?
Amamentação Consultoria

O corpo humano pode ter variações que tornam cada pessoa diferente da outra.

No caso da anatomia das mamas, não poderia ser diferente. Somos seres únicos com características próprias.

Algumas dessas pequenas diferenças podem passar despercebidas durantes anos como é o caso das variações de mamilo. Muitas mulheres reconhecem que existem diferentes tipos de mamilo apenas quando estão prestes a iniciar a amamentação, pois descobrem que esses detalhes podem influenciar diretamente nesse processo.

Segundo especialistas, a principal função do mamilo está na amamentação. Saber as suas características pode facilitar na preparação desse processo e ajudar as mamães evitarem desconfortos, dores e inflamações que colocam em risco o aleitamento.

Saiba mais detalhes sobre as variações de mamilo no texto e descubra o seu tipo.

Os seios femininos podem ter diferentes tamanhos, formatos e outras características que vão influenciar diretamente no processo de aleitamento. O formato do mamilo, por exemplo, é um detalhe que precisa ser analisado com atenção pela mulher antes mesmo de iniciar o aleitamento, pois dessa forma ela pode se preparar corretamente.

Antes da amamentação, o mamilo pode passar despercebido para muitas mulheres, porém, ao iniciar uma gestação a preocupação em relação a isso começa a surgir.

Cientificamente, o mamilo é representado pela junção dos dutos mamários com a abertura para a saída do leite e a aréola. É uma parte do corpo feminino de grande importância e cada mulher está sujeita a ter um tipo específico que requer cuidados para que a sua função de amamentação seja feita corretamente e sem desconfortos.

As variações de mamilo existem e precisam ser exploradas pelas mulheres. Afinal, você tem noção de qual é o seu tipo de mamilo? Além disso, tem alguma ideia de quais são os cuidados que precisa ter para conseguir amamentar corretamente?

Poucas mulheres conseguem responder essas perguntas e se você faz parte do grupo que não tem ideia de que isso existia é melhor ficar atenta às explicações.

As variações de mamilo na prática. Qual é o seu tipo?

Basicamente existem quatro variações de mamilo que são chamados por médicos de mamilo normal ou protuso, plano, invertido ou pseudoinvertido e grande ou inchado.

Mamilo normal ou protuso

O normal é uma das variações de mamilo mais comuns e que costuma ser acentuado ou ressaltado. Geralmente ele fica rígido quando passa por estímulos e mesmo que pareça ser o tipo ideal para amamentação é preciso ter cuidados, pois há o risco do bebê fazer a pega errada e sugar apenas o mamilo causando fissuras.

Mamilo plano

O mamilo plano é aquele que não é saltado para fora como no caso do normal e nem para dentro, como o invertido. É uma variação mais complicada para amamentar, mas com cuidados específicos durante gestação o processo é simplificado. O ideal é usar conchas preparatórias para o bico ser formato e dessa forma fazer o aleitamento.

Mamilo invertido ou pseudoinvertido

Alguns médicos chamam essas variações de mamilo invertido de umbilicado, pois ele é voltado para dentro. Para que consiga amamentar corretamente é importante que use técnicas que ajudem a saltar o mamilo para fora – com os estímulos, laserterapia e dentre outras técnicas que uma consultoria em aleitamento materno pode te indicar.

Mamilo grande ou inchado

Dentre as variações de mamilo o tipo grande é um dos mais comuns entre as brasileiras. Nesse caso, o bico é saltado para fora e possui um tamanho relativamente grande. Além disso, é comum ficarem bem rígidos quando estimulados. Também é preciso ter cuidado com a pega do bebê, como no caso dos mamilos normais.

É importante conhecer as variações de mamilo para que durante a gestação a mulher faça um acompanhamento que vai ajudá-la a prepará-lo para o aleitamento.

A consultoria de aleitamento materno, por exemplo, é ideal para entender o seu tipo e trabalhar em conjunto de uma profissional para o preparo do mamilo em busca da amamentação correta. Não deixe de procurá-la, pois as orientações fornecidas durante a consultoria vão fazer uma grande diferença em todo esse processo.

Artigos Relacionados

O papel do pai no aleitamento materno

Mommy´s Angel

É possível usar medicamentos durante a amamentação?

enfaisoldaborba

A alimentação da mãe que amamenta influencia na produção e na qualidade do leite?

enfaisoldaborba

Deixe um Comentário