Vantagens do aleitamento materno para o bebê

Vantagens do aleitamento materno para o bebê
Amamentação Bebês

A amamentação é um assunto que deve ser abordado com mais frequência pelas pessoas devido sua importância tanto aos bebês como para as mães.

Vantagens do aleitamento materno para o bebêO aleitamento materno para o bebê é imprescindível pelo menos até seus 6 meses por garantir o desenvolvimento psicomotor e emocional saudável.

O leite materno é considerado o primeiro alimento funcional do mundo e a partir dele você pode alimentar e nutrir o bebê de forma eficaz, reduzindo os riscos de desenvolver doenças como infecções respiratórias ou alergias.  

Além disso, esse leite tem muitas propriedades que a indústria de alimentos ainda não consegue reproduzir, por isso não existe algo capaz de substituir a amamentação. Claro, nos casos extremos é possível usar as fórmulas que se aproximam dos nutrientes oferecidos pelo leite materno, mas se a mãe tiver condições de amamentar o seu bebê, com certeza é o recomendado.

Confira uma lista com as vantagens do aleitamento materno para o bebê

Afasta os riscos de ter infecções

As infecções respiratórias como asma e pneumonia, de ouvidos como otite e até mesmo as que atingem o sistema digestivo são muito perigosas para os bebês. Mas com aleitamento materno pode reduzir os riscos de o bebê desenvolvê-las. Isso acontece porque o leite materno conta com anticorpos e células de defesa que a mãe passa ao filho, criando esse efeito protetor.

Ajuda a desenvolver o sistema nervoso

No leite materno é possível encontrar um ácido graxo da série do ômega-3 que é conhecido como “DHA” e essa substância participa da formação das células nervosas, facilitando a comunicação que ocorre entre elas. A partir disso o sistema nervoso é desenvolvido e o processo é importante em seus 5 primeiros anos de vida por conta da formação da maior parte do cérebro.

Reduz os riscos de a criança sofrer de obesidade

Segundo os estudos relacionados ao leite materno, as crianças que passam a ser amamentadas exclusivamente pelo leite da sua mãe até seus 6 meses de vida estão menos propensas a se tornar obesas. Com isso, o risco de ter doenças como diabetes e cardiovasculares é reduzido. Isso ocorre devido a ação anti-inflamatória encontrada em grande quantidade no leite materno.

Ele pode fortalecer e blindar o coração do bebê

Devido as propriedades anti-inflamatórias encontradas demasiadamente a partir do leite materno os pesquisadores de uma universidade em Granada (Espanha) descobriram uma proteção cardiovascular maior nos bebês que se alimentavam exclusivamente do leite materno. A pesquisa definiu que o leite materno tem um efeito positivo na pressão arterial dos bebês e mães.

Reduz ao extremo a mortalidade infantil

Como dito antes, o leite materno é um dos alimentos mais completos para a promoção de nutrientes e anticorpos ao bebê. Através do aleitamento é possível fortalecer o sistema imunológico e prevenir os problemas de saúde que podem causar a morte. Dessa forma, o leite materno ajuda a reduzir a taxa de mortalidade infantil, por isso é importante insistir na aleitamento.

Evita o risco de desenvolver diarreia

Vantagens do aleitamento materno para o bebêA princípio a diarreia pode parecer algo simples e natural, mas para o bebê que ainda está se desenvolvendo ela pode trazer um risco enorme para sua saúde. A diarreia é uma das principais causas de internação e até morte de crianças, por isso a amamentação é importante. As bactérias presentes no leite materno protegem o intestino das criança se reforça as suas defesas.

As vantagens do aleitamento materno para o bebê são muitas e por isso é importante que as mães tenham um acompanhamento específico para o processo de amamentação, reduzindo o risco de ela não conseguir realizar o aleitamento que pode prejudicar não só o seu bebê, como também a ela.

Procure ajuda profissional e aprenda como amamentar de forma eficiente.

Artigos Relacionados

As Doces Aventuras no Mundo do Novo Papai

Mommy´s Angel

Razões pelas quais devemos aprender a aplicar a Shantala em nossos bebê

enfaisoldaborba

Lista VIP WhatsApp sobre Amamentação

Mommy´s Angel

Deixe um Comentário