Tipos de mamilos e amamentação

Tipos de mamilos e amamentação
Amamentação Dicas

Você sabia que existem diferentes tipos de mamilos e que eles influenciam diretamente na amamentação?

A maioria das mulheres não faz ideia disso e só fica sabendo quando engravidam ou iniciam o processo de amamentação.

Segundo os médicos especializados em pediatria existe um tipo de mamilo considerado ideal para amamentar por facilitar esse processo para o bebê.

Esse tipo de mamilo costuma ter o bico em relevo em relação a aréola, que é o círculo de cor mais escura ao redor do mamilo. Com isso, é comum ter esse tipo de bico enrijecido durante a mamada facilitando a pega do bebê e inclusive, pode ajudar a prevenir machucados gerados pela pega errada.

Você consegue imaginar qual o seu tipo de mamilo? Confira abaixo os tipos que existem e como facilitar o processo de amamentar em relação a eles.

Mamilos normais

Os mamilos normais são chamados de protuso. Ele têm o bico em relevo à aréola e durante o processo de amamentação ele enrije facilitando a pega.

Existem mulheres que têm esse tipo de mamilo, porém com o bico estreito, outras mais curto e até aqueles com mamilo comprido ou curto. Então na verdade o que o caracteriza é seu relevo que vai facilitar na pega do bebê.

Mas o fato dele endurecer e ficar em relevo em relação a aréola não evita pega errada, por isso as mães devem ficar atentas. Há bebês que fazem a sucção apenas do mamilo quando ele é muito largo e isso poderá causar fissuras.

Amamentação com mamilos invertidos já é uma realidadeMamilos planos

Os médicos costumam dizer que os mamilos planos são discretos devido ao fato deles formarem quase uma superfície plana em relação à aréola e por isso não se sobressaem tanto. Mas, por incrível que pareça, eles reagem da mesma maneira que os mamilos protusos ao sofrer algum tipo de estímulo.

Os mamilos normais quando estimulado enrijecem e no caso dos planos isso também acontece, inclusive no processo de amamentação. A diferença de ambos fica por conta de um mamilo ser muito mais curto do que o outro – no caso, esse mamilo plano acaba sendo mais curto e até menos “notável”.

As especialistas em consultoria de amamentação recomendam às mulheres com mamilos planos que no momento de colocar o bebê para amamentar é interessante ajudá-lo a abocanhar a aréola toda, pois dessa forma se torna fácil a amamentação, não tendo riscos de não conseguir alcançar o bico.

Mamilos invertidos

Os mamilos invertidos são um pouco semelhantes aos planos em relação à sua aparência, isso porque eles não se sobressaem tanto diante da aréola.

O problema é que esse tipo de mamilo é um dos mais complicados para os bebês fazerem a pega na amamentação, pois de fato eles estão invertidos.

Quando eles estão inchados é comum voltarem ao seu estado normal com um espaço mais curto após determinado estímulo. Aliás, vale dizer que eles também se enrijecem a qualquer tipo de estímulo, mas como foi dito, costumam voltar ao seu estado normal como invertido rapidamente.

Em geral as mulheres com esse tipo de mamilo têm dificuldades durante a amamentação, mas existem alguns acessórios que podem ajudar, como no caso das conchas, o corretor de mamilo e os bicos de silicone. A dica para a mulher com esse bico é: evite dar chupeta ao bebê pois vai dificultar a pega.

É interessante você conversar com seu médico e até procurar um auxílio de consultoras de amamentação, pois dessa forma você consegue ter ajuda e orientação de um profissional sobre como melhorar a pega do seu bebê na amamentação não tendo tanta importância o tipo de mamilo que você tem.

Artigos Relacionados

O papel do pai no aleitamento materno

Mommy´s Angel

Produção do leite materno

Mommy´s Angel

Amamentação na primeira hora: proteção sem demora!

Mommy´s Angel

1 comentário

Deixe um Comentário