Sono seguro para o seu bebê

Sono seguro para o seu bebê
Bebês Dicas

Pesquisas americanas apresentam novas estratégias para reduzir o risco da Morte Súbita no bebê recém-nascido

Principais recomendações

Os recém-nascidos devem ser colocados pele a pele com a sua mãe ainda na primeira hora de vida. Depois disso, ele já pode ser colocado no berço, mas sempre de barriga para cima.

De “barriguinha para cima” é a posição correta para o bebê dormir

Para reduzir o risco de SMSL os bebês devem ser colocados para dormir de barriga para cima, ou seja, com as costas completamente encostada, mesmo nas sonecas durante o dia.

Afinal, o perigo do sufocamento está também na posição lateral, uma vez que ele pode se virar de bruços, principalmente os que têm mais de cinco meses de vida.

O local para o sono tem que ser firme

O lugar ideal para que o bebê durma tem que ter a superfície firme, ou seja, não deve afundar. Aconselha-se que esse lugar seja um berço convencional, anexo à cama, ou um portátil que obedeça aos padrões de segurança.Esses procedimentos ajudam a diminuir a morte súbita em até 50%.

Compartilhe o quarto, “não” a cama

Compartilhar o quarto com o bebê até os 6 primeiros meses de vida – idealmente até o primeiro ano – traz diversos benefícios para a relação entre pais e filho, entre eles, a facilidade na amamentação e o conforto em estarem de olho no bebê.

O próprio espaço para dormir

A cama dos pais não é lugar para o bebê dormir, traga ele para cama apenas para se alimentar ou confortar quando ele estiver chorando. Além disso, há o risco de amamentar de madrugada, e acabar pegando no sono.

Sofás, poltronas e camas de casal não servem como berço

Esses lugares são perigosos, por isso não são adaptados para o sono do bebê. Além da superfície não ser firme, há os vãos onde o pequeno pode se sufocar.

Antes de alimentar seu bebê na cama certifique que não há travesseiros, lençóis, cobertores ou qualquer outro item que vá cobrir o rostinho, cabeça e pescoço do bebê ou superaquecer o pequeno. (Guia do Bebê)

Artigos Relacionados

O sono da mamãe e do bebê

Mommy´s Angel

Puerpério emocional, vamos falar sobre isso?

Mommy´s Angel

Como fazer o bebê dormir?

Mommy´s Angel

Deixe um Comentário