Sono e saúde na Melhor Idade

Sono e saúde na Melhor Idade
Dicas

Você sonha com um amanhã mais saudável? Então comece hoje!

Hoje você pode esperar viver em sua nona década e pretende chegar lá da melhor forma possível, certo? Se no passado já fumou, provavelmente hoje deve ter parado e sabe que se alimentar bem e se exercitar regularmente ajudará a prolongar seus anos produtivos.

Mas pode ser um grande desafio seguir uma dieta à risca ou fazer exercícios que você não goste. Não importa quão boa seja uma atividade, provavelmente não a sustentará se você odeia fazer.

E para deixar a rotina mais leve, separei algumas dicas de saúde para você que está tentando tornar o seu dia a dia mais produtivo e agradável!

São três passos fáceis que vão ajudar a melhorar a saúde, fazendo os nossos dias renderem muito mais!

Facilidade para se exercitar

O exercício regular ajuda a afastar quase todas as doenças degenerativas, incluindo o declínio cognitivo. Embora o exercício não seja tão fácil quanto tomar uma pílula, não requer um enorme compromisso, mas precisa querer.

Você pode começar a andar por apenas cinco minutos todos os dias e acrescentar mais cinco por semana. Dentro de dois meses você estará registrando a quantidade recomendada: 150 minutos por semana ou 30 minutos por dia, cinco dias por semana. Se a caminhada for dolorosa, tente fazer exercícios na água ou andar de bicicleta.

Dormir até estar descansado

Poucas pessoas podem se dar bem com menos de seis horas de sono por noite, e a maioria de nós precisa de sete ou oito, segundo a ciência. Se você tiver dificuldade em adormecer tente estas etapas:

  • Abster-se de cafeína e álcool;
  • Exercício, mas não dentro de três horas antes de dormir;
  • Estabeleça rituais calmantes para dormir: tome um banho quente, leia por prazer, ouça música ou medite;
  • Faça do seu quarto um santuário para dormir;
  • Não deixe que computadores, projetos de trabalho ou televisão invadam esse espaço;
  • Mantenha uma temperatura agradável.

Fique ligado

Conectividade? Sim! Mas aqui vale aquela dica que começa em casa. O afeto físico eleva os níveis de ocitocina, hormônio que alivia o estresse e promove a sensação de bem-estar. Então, vamos amar e ser feliz!

Há também fortes evidências de que expandir seu círculo social leva a uma melhor saúde. Mas não se envolva em grupos apenas para não se sentir sozinho (a). Junte-se a organizações que você goste e compartilham dos mesmos interesses que os seus.

Fazer parte de grupos de viagens e clubes de cinema e livros, por exemplo, são ótimas ideias porque proporcionam tanto a camaradagem quanto o estímulo intelectual. O voluntariado para projetos comunitários também pode aproximá-lo de pessoas de diferentes faixas etárias.

Cíntia Matieli

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