Shantala em bebês

Shantala em bebês
Bebês Consultoria

Conheça a massagem indiana e deixe seu bebê desfrutar dos benefícios!

A interação com o bebê, o elo fortalecido entre pais e filho, alívio de dores, redução do estresse. Isso tudo são benefícios da massagem indiana que pode ser aplicada desde o segundo mês de vida – e com facilidade!

O que é Shantala?

A massagem que gera estímulos táteis, cerebrais e motores, foi batizada com esse nome pelo obstetra francês Dr. Frederich Leboyer. O médico viajou para a Índia e em um de seus passeios observou “Shantala”, uma mãe Indiana que massageava seu bebê ao ar livre e com técnicas humanizadas.

Shantala ensinou os movimentos ao médico, o deixou registrar o momento em imagens e então, em 1976, ele lançou a obra “Shantala: uma arte tradicional”.

Desde então, inúmeros estudos comprovaram os benefícios dessa prática que ganhou o mundo materno-infantil, não só pela praticidade mas também pelos ótimos resultados.

Quais são os benefícios da Shantala?

Que são inúmeros vocês já sabem… Mas, quais são? Listamos todas as vantagens de começar a praticar essa arte milenar com seu bebê!

  1. Melhora na respiração: os movimentos da massagem expandem a caixa toráxica e limpam as vias respiratórias, o que consequentemente reduz a incidência de doenças respiratórias;
  2. Melhora no funcionamento dos órgãos, nos membros e musculatura: o intestino e o estômago são beneficiados, a posição do bebê na Shantala estimula a coluna vertebral e a movimentação de braço, mãos, pernas e pés;
  3. Consciência corporal: a criança desenvolve a noção de espaço e os limites do seu corpo, conseguindo se movimentar com mais equilíbrio e segurança;
  4. Fortalecimento imunológico: a circulação sanguínea e linfática são ativadas e estimulam todos os órgãos da criança;
  5. Relações mais fáceis e tranquilas: aumenta o vínculo com o responsável no momento, trazendo mais segurança nas relações futuras;
  6. Melhora da digestão, cólica e circulação: os movimentos relaxam a musculatura abdominal, ajudando no alívio da cólica, gases e prisão de ventre.
  7. Melhora do sono: a massagem relaxa, traz conforto e segurança, além diminuir a produção de cortisol (hormônio do estresse) e aumentar a produção de endorfina (hormônio responsável pelo bem estar).

Qual a idade certa para começar?

A massagem pode ser colocada em prática assim que seu bebê completar um mês de vida, pois é necessário que o umbigo já esteja cicatrizado e a pele mais firme.

A Shantala não é conveniente apenas para crianças, pois adultos e adolescentes também podem (e devem!) aproveitar de seus benefícios, basta adaptar a massagem à diferentes fases do desenvolvimento.

Qual o melhor horário para a massagem?

Escolha o horário o que mais se encaixe na rotina da família. O mais indicado é no final do dia, antes do banho e da última mamada, para que ele durma mais tranquilo e profundamente.

Pré-Shantala? Temos!

Higienize bem as mãos, retire acessórios que possam incomodar ou machucar o bebê e prepare o ambiente. Quanto mais aconchegante, melhor!

Aqueça as mãos para que não encoste na criança com as mãos geladas e passe um óleo vegetal (sem aromas fortes). Sente no chão, apoie as costas na parede e mantenha as pernas esticadas.

Como fazer a Shantala?

A massagem fundamenta-se em movimentos que começam de dentro para fora, no sentido horário e lentamente, com suaves compressões e alongamentos por todo o corpo da criança.

É importante seguir a sequência: rosto, peito, braço, mãos, barriga, pernas, pés e costas, pois proporciona o relaxamento gradual dos bebês.

Confira o passo a passo para que você acalme seu filho sem dificuldades:

  • Rosto: coloque o bebê de frente para você e faça (com o polegar) pequenas linhas horizontais no rosto, sempre esticando a pele. Massageie as bochechas e faça movimentos circulares próximo ao canto dos olhos (comece da sobrancelha para fora e circule pela pálpebra);
  • Peito: deslize suas mãos do meio do peito em direção às axilas;
  • Tronco: deslize as mãos da barriga aos ombros. Movimente as mãos de cima para baixo, em direção ao “ventre”, como se fosse “esvaziá-lo”. Depois na barriga, com as mãos abertas fazer movimentos circulares, em sentido horário;
  • Braços: estique o braço do bebê e comece próximo ao ombro, vá em direção às mãos em movimentos de “rosca”, envolvendo todo o braço dele com sua mão;
  • Mãos: massageie a palma da mão com seus polegares e alongue os dedinhos suavemente, um por um;
  • Barriga: use a lateral das mãos e deslize-as sobre o abdômen da criança, desde o final das costelas, umbigo, até a parte genital. Faça movimentos circulares na barriga em sentido horário;
  • Pernas: com a mão em forma de “bracelete”, deslize-a desde a coxa até os pés. Faça um movimento giratório “vai-e-vem” da virilha ao tornozelo;
  • Pés: deslize seus polegares na planta do pé do bebê, fazendo um alongamento suave em cada dedinho;
  • Costas: vire a criança de barriga para baixo, estique a musculatura partindo do centro em direção às laterais. Depois movimente as mãos de cima para baixo, em direção ao bumbum;
  • Mais alongamentos: cruze os braços do bebê sobre sua barriguinha, abra os braços, cruze as perninhas sobre o abdômen e estique as perninhas.

Repita os movimentos cerca de 5 vezes (ou o quanto você achar suficiente, use sua intuição!) e sinta a diferença na tranquilidade e conexão com a criança.

A Shantala tem restrição?

A única proibição é não poder colocá-la em prática em crianças com menos de 1 mês de vida, mas tem algumas contraindicações em casos de:

  • Febre;
  • Diarreia;
  • Resfriado;
  • Pós amamentação;
  • Fome.

Meu bebê não para quieto, e agora?

Calma, mamãe! Por volta de 1 ano de idade eles aprendem a andar e ficam cada vez mais curiosos e impacientes. O melhor a se fazer é dividir a massagem, um pouquinho por vez: trocou fralda? faz na barriguinha… e assim por diante!

Dicas para uma Shantala de sucesso

Sempre olhe nos olhos do seu filho e sinta cada toque e momento. Converse com ele, crie o laço, pois a massagem pode ser feita diariamente, então não perca as chances de maiores conexões.

Não exagere no óleo e experimente dar banho a seguir. O banho de imersão na banheira, somente com a cabecinha para fora, é uma forma extremamente relaxante de terminar o momento.

Se joga na Shantala, Mommy! Aproveite as massagens e relaxe com seu bebê.

Serviço

Detalhes sobre a Shantala, com as técnicas corretas para a mamãe poder aplicar em seu bebê, a Mommy’s Angel pode ajudar nesse processo, pois somos especialistas na aplicação da massagem indiana.

Entre em contato para agendar o seu horário e aprender a aplicar a Shantala em seu bebê sempre que quiser!

Artigos Relacionados

Saímos da maternidade, e agora?

Mommy´s Angel

Vantagens do aleitamento materno para o bebê

Mommy´s Angel

Consultoria do sono materno-infantil: uma ajuda mais do que bem-vinda!

Mommy´s Angel

Deixe um Comentário