A pega correta é uma das principais chaves para o sucesso da amamentação

Bebês

A pega correta é uma das principais chaves para o sucesso da amamentação

O jeito como seu filho vai pegar o peito poderá determinar uma boa parte do percurso para o sucesso da amamentação.

Parece fácil, mas a realidade de ter o bebê em seus braços chorando de fome surge quando se inicia o processo do aleitamento.

É aí que a pega adequada poderá fazer toda a diferença. Esse momento é tão importante que se a pega não estiver correta, a criança pode receber pouco leite e ainda esticar demais a pele dos seios, provocando dor, fissuras, rachaduras ou até sangramentos.

Outro ponto fundamental para o sucesso da amamentação é colocar o bebê numa posição que favoreça a pega. O melhor é estar barriga do bebê com barriga da mãe e corpo do bebê bem alinhado.

Tudo fluirá melhor se o início da amamentação for bem conduzido

O ideal é manter mãe e filhos juntos desde o nascimento, pois o contato nos primeiros minutos de vida fortalece o vínculo e irá ajudar no início da amamentação.

Mamar na primeira hora é comprovadamente o melhor para o recém-nascido, por vários aspectos, entre eles, a oferta do colostro que só acontece nas primeiras mamadas após o nascimento, é um líquido amarelo com aspecto aguado.

O colostro é tão importante que muitos especialistas o chamam de primeira vacina pois contém vários tipos de glóbulos brancos, importante para a defesa do organismo. Ele possui também uma grande quantidade do anticorpo IgA que forma um tipo de blindagem na corrente sanguínea da criança para o combate a microrganismos que invadem as mucosas. O resultado é a diminuição das gastrenterites e ataques por vírus.

Amamentando ao nascer, o recém-nascido fica protegido e ajuda a estimular a produção e a descida do leite. Após partos normais e cesarianas não marcadas, o leite costuma aparecer nas primeiras 24 horas.

No caso de mulheres que não passaram por trabalho de parto podem demorar até cinco dias para ter leite, comprometendo a amamentação. Fique atenta futura mamãe, se você está grávida e pretende amamentar o seu bebê, considere essa questão antes de agendar uma cesárea.

Dicas para ter momentos tranquilos de amamentação

Mais uma vez a pega é fundamental nesse processo inicial, por isso, verifique se o bebê está abrindo bastante a boca, caso isso não esteja, retire e reposicione a boca. Uma dica é ver se a auréola do seio da mãe está quase na totalidade dentro da boquinha do bebê. Se sim, quer dizer que está indo bem. Outra dica é o queixo do bebê que deve encostar na mama da mãe.

Para o recém-nascido sugar requer um esforço muito grande. Então, tenha paciência que com o tempo tudo vai se ajeitar.

Por Paola Martins

Artigos Relacionados

Razões pelas quais devemos aprender a aplicar a Shantala em nossos bebê

enfaisoldaborba

Estou estressada e meu leite secou! E agora?

enfaisoldaborba

Conheça alguns sinais indicativos de que a criança está mamando de forma adequada

Mommy´s Angel

Deixe um Comentário