O que é apojadura?
Amamentação Bebês

Cintia Matieli, CEO da Mommy’s Angel, explica o que acontece nas mamas nos primeiros dias depois do nascimento do bebê

Apojadura é o preparo da mama para a produção de leite que, geralmente, acontece de três a cinco dias após o nascimento do bebê. Neste período, as mamas ficam maiores e bem cheias, por igual, e algumas vezes quentes e rígidas.

Em alguns casos, há algo parecido com pedras, mas nada mais são que as glândulas mamárias inchadas e doloridas. Resumindo, é um fenômeno natural que se dá na mama materna na fase de transição do colostro para o leite materno.

Colostro

O colostro é o primeiro leite que sai e dura até o 7º dia pós-parto. Até que ocorra a apojadura, o bebê será saciado com o colostro que é um líquido rico em anticorpos, leucócitos e vitamina A. Ele protege contra infecções e alergias, previne doenças, entre muitos outros benefícios.

Esse primeiro leite sai em pequena quantidade, mas é suficiente para sustentar o bebê inicialmente. Quanto mais o bebê suga, mais a produção é estimulada.

Na maioria das mulheres, a produção do colostro começa no último trimestre da gravidez, mas é normal que algumas gestantes tenham antes ou só após o nascimento. No caso da produção antes do parto, é normal que ocorra algumas secreções nesse período.

O bebê recém-nascido tem estômago muito pequeno, então a “pequena” quantidade de colostro que o bebê mama já garante uma nutrição boa, sem necessidade de complemento.

Detalhes da apojadura

O que é apojadura?A apojadura varia de acordo com o estímulo que a mama recebe. A amamentação em livre demanda, por exemplo, acelera a descida do leite, então a apojadura acontece logo e é rápida. Trata-se de uma ação hormonal que dilata os alvéolos, onde é produzido o leite, e todas as estruturas da mama envolvidas com a lactação para aumentar a produção de leite.

Pode-se dizer que é uma espécie de preparação da mama para a descida de leite, uma vez que o fenômeno provoca a dilatação das estruturas por onde irá passar o leite.

Dicas para a uma boa apojadura

A amamentação em livre demanda, fazer massagem e tentar retirar o leite para aliviar a pressão interna podem ajudar na apojadura.

Fique atenta mamãe! As compressas e banhos muito quentes ou frios, o uso de remédios ou o simples fato de estar estressada e não querer amamentar podem atrapalhar o processo de apojadura.

E o que vai ajudar na apojadura?

Colocar compressas ‘mornas’ podem ajudar a melhorar a dor da apojadura.

A massagens circulares com as polpas dos dedos – indicador e médio – na região mamilo-areolar, progredindo até as áreas mais afastadas e intensificando nos pontos mais dolorosos, podem deixar as mamas mais maleáveis, facilitar a pega do bebê e a saída do leite.

A mãe nesta fase do pós-parto e a apojadura

Fique atenta mommy’s!

A apojadura pode ser confundida com outras situações que ocorrem com a mama da mãe recém-parida como, por exemplo, a mastite. Isso acontece quando a pega do bebê está errada ao ponto dele não conseguir sugar todo o leite que desceu para as mamas e, então, empedra.

A apojadura acontece por volta do terceiro dia após o nascimento do bebê. Isso dependerá de cada caso e da quantidade de estímulos que a mama receber.

A mãe que amamenta em livre demanda, ou seja, sempre que o bebê pedir e por quanto tempo ele quiser (sem medir o tempo no relógio, intervalos ou duração de mamada), tende a ter a descida do leite mais ágil e, com isso, a apojadura acontece rapidamente.

“É uma transição rápida, porém, pode gerar um pouco de desconforto na mãe, mas ainda é uma fase passageira. Já a mastite é completamente diferente, pois ela evolui para um quadro infeccioso com febre alta e muita dor”, explica a CEO da Mommy’s Angel, Cintia Matieli.

Mommy’s, se ainda se ainda está com dúvidas sobre apojadura, mastite ou qualquer outra situação que envolva amamentação, não sofra calada! Nós estamos aqui para ajudar!

Temos uma equipe maravilhosa e super preparada para dar toda a assistência de que necessita nesta fase. Queremos ajudar a te fazer sentir confiante no processo de amamentação. Entre em contato agora mesmo e transforme a fase da amamentação em uma das mais especiais!

Fonte:
http://saude4kids.com/colostro-e-apojadura/

Artigos Relacionados

Como fazer o bebê dormir?

Mommy´s Angel

O sono da mamãe e do bebê

Mommy´s Angel

Coronavírus: quais os cuidados com os bebês, as crianças e as gestantes?

Mommy´s Angel

Deixe um Comentário