O papel do pai no aleitamento materno

O papel do pai no aleitamento materno
Amamentação

Cada vez mais, os pais partilham com as mães, o cuidar do bebê.

Há pouco tempo, o papel do pai era de coadjuvante, mas, atualmente, esta relação está sendo gerada em outros e novos moldes. Ainda bem! A presença do pai, desde os primeiros meses do bebê, é importante, não só para o fortalecimento do vínculo afetivo, mas também, para o seu desenvolvimento saudável.

Neste artigo, mostramos como o papel do pai no aleitamento materno está se modificando e como isso é positivo para a sociedade em que vivemos.

O papel do pai no aleitamento maternoA amamentação é um momento íntimo entre mãe e o seu bebê, mas isso não significa que a presença do pai não seja importante, nem recomendável. Principalmente, nos primeiros tempos, e em especial, na primeira gestação, a ansiedade e o estresse poderão ser fatores que influenciarão na amamentação.

Dúvidas são naturais e podem aparecer: estarei amamentando de forma adequada o meu bebê? Ele estará bem alimentado? As mudanças no corpo da mulher depois do parto, podem gerar uma certa insegurança e a presença do marido é de extrema importância.

Muitas vezes, os pais sentem-se excluídos, especialmente nos primeiros meses do bebê. Como já dissemos, o momento de amamentação é de uma intimidade partilhada entre mãe e bebê, mas isso não significa que o pai esteja ausente deste processo. Ele pode e deve estar junto. Mas qual é afinal, o papel do pai no aleitamento materno?

O pai, para além de proteger a mãe e o bebê, e oferecer apoio emocional, poderá ter outras funções. O primeiro passo é informar-se sobre o processo de amamentação, o que ele representa e quais são as consequências físicas no organismo da mulher e as reações emocionais.

Sim, por que as mudanças existem e não são poucas! Os homens poderão ter ideias pré-concebidas sobre o aleitamento materno, que na maior parte das vezes, não correspondem à realidade, levando-os a não compreender a complexidade e os desafios que se apresentam com o nascimento de um bebê.

Com este conhecimento prévio, será muito mais fácil preparar-se para esta nova etapa. Os dias que se seguem ao parto, são muito exaustivos e com muitas mudanças no organismo da mulher. Um pai presente e cooperante é essencial para que a mulher se sinta tranquila para amamentar e lidar com os primeiros meses do bebê.

Amamentar é muito benéfico para o fortalecimento do vínculo afetivo entre a mãe e seu bebê, mas é um processo exaustivo e exige um período de adaptação. O pai também precisa a se adaptar a esta nova realidade, e não se sentir excluído, muito pelo contrário.

O papel do pai no aleitamento maternoCaberá a ele outras tarefas. Dependendo da configuração familiar, ele poderá ficar responsável por levar os outros filhos na escola, cuidar do bem estar deles, garantir que os alimentos, medicamentos e artigos específicos para o bebê, necessários estejam em casa, entre tantas outras tarefas que ele poderá assumir, como suas, neste período inicial.

Em vez de ser sentir apartado do processo de amamentação, como muitas vezes acontece, ele se sentirá útil e participante. Sendo o mais importante, a presença e o suporte emocional à mãe, nestes primeiros tempos.

Lembrando que um dos fatores que influenciam na produção do leite materno e na amamentação é o cansaço da mãe, o que é bastante natural nestes primeiros tempos, e um pai atento poderá ajudar e muito neste ponto, criando as condições necessárias para que ela se sinta, não só acarinhada, mas acompanhada nesta nova etapa de vida.

E o pai também poderá ter, ainda, um papel muito importante, no caso de mulheres, que por inúmeras razões, não poderão amamentar. O suporte psicológico do pai ajudará que a mãe não se sinta culpada ou inferiorizada por não poder amamentar o seu bebê.

Confiança e proximidade são as palavras-chave no papel do pai no aleitamento materno.

Artigos Relacionados

Resolva de uma vez por todas o seu problema em amamentar! Contrate o serviço de consultoria materna online

Mommy´s Angel

Produção do leite materno

Mommy´s Angel

Guia Completo de Amamentação

Mommy´s Angel

Deixe um Comentário