Ingurgitamento mamário?
Leite Materno

Ingurgitamento mamário?

Calma mamãe, temos dicas infalíveis para tratar e prevenir esse problema

O nome popular é leite empedrado, um problema que pode ocorrer quando a mulher produz leite demais ou quando passa muitas horas sem amamentar. É mais comum nos primeiros dias do pós-parto, mas pode acontecer em qualquer fase da amamentação.

Alguns sintomas do ingurgitamento mamário são:

  • Dor ou sensação de desconforto nos seios;
  • Excesso de volume mamário;
  • Extravasamento de leite pelas mamas (em alguns casos);
  • Febre (em alguns casos);
  • Mamas muito cheias de leite, que acabam ficando duras demais;
  • Mamilos achatados, dificultando a “pega” do bebê e tornando a amamentação    ainda mais complicada;
  • Seios com áreas avermelhadas e a pele brilhante

leite empedrado ou ingurgitamento é uma disfunção que afeta quase todas as novas mães depois da descida do leite. “Quando o leite muda do colostro para leite mais maduro, que é viscoso e branquinho, entra a fase da temida apojadura! Uma condição dolorosa que, se não for tratada, pode causar complicações, tais como bloqueio do canal de leite e mastite”, explica Cíntia Matieli, proprietária da Mommy’s Angel e consultora materna.

A maneira mais eficaz e rápida de aliviar o problema é dar o seio ingurgitado ao bebê e seguir uma rotina aconselhada pelo Ministério da Saúde. Amamentar a criança “em livre demanda’, ou seja, sempre que ela demonstrar sinais de fome.

Como os recém-nascidos na maioria das vezes mamam menos do que a demanda, é aconselhável que a mamãe procure uma profissional que entenda de amamentação para estabilizar a ordenha de alívio.  “Explicarei nas publicações seguintes sobre os sinais de fome do bebê”, diz.

As compressas frias (umedecidas em baixo da torneira), reduzem a sensação de calor local após a ordenha de alívio, ou, se o bebê mamar a ponto de esvaziar a mama. É uma maneira de ajudar o corpo  e o cérebro a entenderem que é hora de dar um time na produção!

E nada de usar sutiã apertado demais, que acaba comprimindo a parte inferior das mamas contra o tórax. O sutiã deve ter alças firmes e largas para sustentar melhor o peso da mama e, claro, um acessório que é o queridinho do momento: a tipoia de amamentação.

Para mais informações sobre a tipoia, entre em contato conosco pois temos parceiros de marcas consagradas que disponibilizam a pronta entrega do acessório para mamães do Rio de Janeiro.

Artigos Relacionados

Leite materno: a bebida mais valiosa do mundo

enfaisoldaborba

Será que o leite materno é o mais completo alimento para o bebê?

enfaisoldaborba

Lista VIP WhatsApp sobre Amamentação

Mommy´s Angel

Deixe um Comentário