Como identificar sinais de fome do bebê

Como identificar sinais de fome do bebê?
Amamentação Bebês

Será que o meu bebê tem fome?

As mães costumam ter muitas dúvidas, no início da amamentação, para compreenderem os sinais de seus bebês e isso pode ser um fator de muito estresse e ansiedade. Neste artigo, mostramos para você que não é preciso se preocupar com os sinais mais comuns que os bebês costumam emitir para sinalizarem que estão com fome.

Acontece com todas as mães. No princípio, nos primeiros tempos de amamentação, a mãe, principalmente se for seu primeiro bebê, têm receios de várias ordens: será que o meu leite é fraco? O meu bebê está bem alimentado? Será que ele quer mais? E esse choro? Será de fome?

Como identificar sinais de fome do bebê?Sim, as dúvidas, para além de serem muitas, são perfeitamente naturais. Por exemplo, poderemos começar pela importância de encontrar a pega correta para amamentar o seu bebê. O primeiro sinal é que não há dor durante a amamentação.

O bebê, ao pegar o seio da mãe, abocanha a aréola, permitindo que o queixo do bebê toque na mama da mãe, conseguindo respirar pelo nariz.

Outro sinal de que a pega está correta, é o ritmo da movimentação da sucção do bebê na mama: inicia com movimentos curtos e, na sequência, mais profundos e lentos.

Para além de verificar se a pega está correta, alguns sinais podem ajudar a mãe a identificar sinais de fome do seu bebê.

Qual é quantidade de leite materno indicado para satisfazer a fome do bebê?  

Para responder a essa pergunta, primeiro é importante saber quais são os sinais que indicam que o bebê pode estar com fome. Por isso, é recomendável uma observação atenta dos movimentos do seu bebê.

O ser humano, mesmo enquanto bebê, encontra estratégias de comunicação com o meio externo, e neste caso, em especial com a mãe. O primeiro sinal é que o bebê começa a ficar mais alerta, atento e movimentando os dedos e colocando-os na posição de sucção na boca.

Ou seja, de forma instintiva, recria o movimento da amamentação. A mãe, também poderá estar alerta, a outro tipo de movimentos e sinais. Por exemplo, o bebê poderá bater os lábios, colocar a sua língua para fora. E também mover a cabeça ou o queixo em direção ao peito da mãe.

Como identificar sinais de fome do bebê?Sabemos que a amamentação é um fator de estreitamento dos laços entre mães e bebês, por isso, nada mais natural, que o bebê recrie o movimento mecânico da sucção para sinalizar a mãe que ainda não está satisfeito. Mas será diferente, no caso em que a mãe não pode amamentar, e faz recurso a mamadeiras?

Na verdade, em ambos os casos, o bebê pode manifestar-se da mesma maneira. Mas e o choro? Quantas vezes as mães ficam irrequietas para identificarem se o choro do seu bebê é uma evidência de sono, dor ou fome. Com o tempo, a mãe consegue identificar, sem problemas, o que cada choro quer dizer. Mas como saber que o choro do seu bebê é de fome?

Normalmente, quando o bebê começa a chorar ou até mesmo lamber os lábios, assim que é tirado do peito ou da mamadeira, é sinal de que ele ainda quer mais. Uma boa dica é voltar a apresentar a mama ou a mamadeira e perceber como o bebé reage e se ele deixa de chorar.

Mas há um momento em que a mãe deve preocupar-se? A mãe deve ficar atenta, caso verifique que as fraldas do seu bebê não estão molhadas ou sujas ou em menos frequência. Este é um sinal de que a alimentação não está adequada.

Mas não é só o bebê que dá sinais. O organismo da mãe também.  Se houver sintomas de mastite, como a dor na amamentação, no corpo ou outros relacionados, é sinal de que a amamentação não está de acordo com as necessidades do bebê.

Artigos Relacionados

Todos os benefícios do leite materno

enfaisoldaborba

Leite materno: a bebida mais valiosa do mundo

enfaisoldaborba

O papel do pai no aleitamento materno

Mommy´s Angel

Deixe um Comentário