Colostro, o primeiro alimento do bebê

Colostro, o primeiro alimento do bebê
Amamentação Leite Materno

A amamentação é um assunto que gera muitas dúvidas entre as mulheres.

Algumas não fazem ideia de como esse processo acontece e a importância do leite materno para o bebê. Além disso, existem mulheres que não têm a mínima ideia de que o colostro é o primeiro leite produzido pelas mamães.

Assim que o bebê nasce o leite não desce imediatamente aos seios da mãe e sim o colostro, que é um líquido de consciência espessa e cor amarelada responsável pela oferta maior dos nutrientes que vão proteger o seu bebê.

Esse líquido, inclusive, começa a ser produzido muito antes do nascimento da criança. Por volta da 20ª semana de gravidez a mulher começa a “fazer” a sua produção do colostro. Aliás, existem casos em que ele começa a sair pelos seios antes mesmo do nascimento do bebê, assustando as mulheres.

Continue lendo o texto e saiba a importância do colostro para o seu bebê.

Colostro, o primeiro alimento do bebêAo entrar em uma maternidade em que acabam de nascer alguns bebês, é comum encontrar mulheres desesperadas pois seus seios ainda estão com a aparência vazia ou o líquido que acaba descer por eles não é semelhante ao leite materno, tendo aparência espessa e cor amarela ou transparente.

Definitivamente são poucas as mulheres que entendem da amamentação.

Na verdade, a maioria aprende detalhes do processo justamente durante o aleitamento de seus filhos, que é uma realidade que deveria ser mudada.

A amamentação ainda é um tabu que necessita ser muito discutido não só entre as mulheres, mas também com os homens para que eles entendam a relevância desse período para as mulheres e principalmente para os bebês.

O acesso à informação evita sustos como o citado acima, ajuda as mulheres entenderam como ocorre o processo de amamentação e inclusive, o que é o colostro – que será o primeiro alimento dos bebês após seu nascimento.

O que é o colostro?

Considerado pelos médicos a primeira vacina do recém-nascido, o colostro é o líquido que desce antes do leite materno e ajuda a proteger o bebê por conta de uma grande quantidade de anticorpos e proteínas presentes nele.

Colostro, o primeiro alimento do bebêO líquido costuma ser mais grosso do que o leite materno normal e por isso muitas mães se assustam ao vê-lo, mas a sua aparência é consequência de todas as substâncias contidas nele e que são cruciais para proteger o bebê.

Com uma quantidade menor de açúcar e gorduras, o colostro vai auxiliar o processo de limpeza ou eliminação da substância mecônio, que possui uma colaboração puxada para o verde-escuro composta com muco, sais de bile e enzimas. A substância é formada quando o bebê ainda está na barriga da sua mãe, mais precisamente por volta da 35ª ou 36ª semana da gestação.

A partir da limpeza do mecônio, o colostro acaba estimulando movimentos do trato intestinal do bebê, ajudando prevenir a icterícia – que deixa o bebê com aparência amarelada devido a produção excessiva de bilirrubina, uma substância que não é metabolizada pelo fígado pela imaturidade do órgão.

Benefícios do colostro para o bebê

  • Ajuda a proteger o bebê do risco de ter diarreia;
  • Aumenta o nível de proteção contra infecções;
  • É mais fácil de ser digerido pelo bebê;
  • É o melhor alimento para seu bebê;
  • Diminui os riscos de o bebê desenvolver icterícia;
  • Aumenta o sistema imunológico do bebê e claro, sua proteção;
  • Reduz o risco de síndrome da morte súbita;
  • Tem efeito laxativo que ajuda limpar o sistema digestivo do bebê.

Se você está grávida converse com o seu médico sobre o colostro e até de técnicas que podem ajudá-la no primeiro momento da amamentação. Com ajuda profissional você pode tornar esse processo de aleitamento materno muito mais fácil e prazeroso, oferecendo muitos benefícios para o seu bebê.

Artigos Relacionados

Lista VIP WhatsApp sobre Amamentação

Mommy´s Angel

Todos os benefícios do leite materno

enfaisoldaborba

Como identificar sinais de fome do bebê

Mommy´s Angel

Deixe um Comentário