Ciclos do sono do bebê

Ciclos do sono do bebê
Bebês Dicas

O sono do bebê é muito importante, mas nem um pouco explicativo para nós mamães, não é mesmo? Não conseguimos entender o porquê da criança dormir “picado” ou o motivo de dormir durante o dia.

Quantas horas de sono o bebê precisa?

O sono da criança é fracionado: algumas horas na soneca durante o dia, e outras durante a noite. Trouxemos uma tabela explicativa na ilustração desta publicação para que você entenda e acompanhe o sono do seu filho.

Por que o sono do bebê é tão importante?

Durante o sono, as crianças solidificam os seus aprendizados – falar, engatinhar, pegar, caminhar, dançar… Segundo a National Sleep Foundation, dormir é tão importante quanto a alimentação, tanto para as crianças como para os adultos.

O sono pode beneficiar o coração, o peso, a mente e outros órgãos importantes. Ele é essencial por ser a fonte de energia que mantém a mente alerta e tranquila, assim como uma bateria recarregada após a noite de sono.

Dormir pelo tempo recomendado para cada faixa etária está associado à melhora na atenção, comportamento, memória e aprendizagem.

O que acontece com o nosso corpo enquanto dormimos?

O hormônio ‘leptina’ e o do crescimento (Growth Hormone), por exemplo, são produzidos durante o sono. Crianças liberam o segundo hormônio em maior quantidade, por isso o sono delas também é primordial (quando envelhecemos, o hormônio também é liberado, mas em doses menores).

O corpo descansa, os músculos relaxam, você dorme, mas o cérebro se ocupa: faz conexões entre eventos, sentimentos, memórias e estímulos sensoriais. O sono ajuda na memória e estimula o processo criativo.

Quais as consequências de não dormir?

Quem dorme menos de 7 horas por noite é mais propenso a ter excesso de peso, pois a falta de sono afeta o equilíbrio dos hormônios que regulam o apetite.

O sono também afeta a química do nosso corpo: a serotonina, hormônio da felicidade, não consegue ser suficiente caso não ocorra boas noites de descanso, o que causa a propensão à depressão.

Em crianças, a falta dele traz mais malefícios: irritabilidade, TDAH, falta de apetite, muito choro, baixa imunidade, dor de barriga, obesidade e distúrbio de humor – entre muitos outros.

Por que meu bebê dorme “picado”?

Crianças tem sono polifásico e por isso passam a noite e o dia acordando e dormindo novamente. O recém nascido tem 5 estágios de sono:

  • 1. O bebê começa a ficar sonolento
  • 2. Fase REM: ocorre o movimento rápido dos olhos e a respiração irregular. O bebê pode contorcer-se ou empurrar seus braços ou pernas, e seus olhos se movem sob as pálpebras fechadas.
  • 3. O sono do bebê é leve e a respiração torna-se mais regular. O bebê fica
    menos ativo durante esta fase.
  • 4 e 5. Nesta fase ocorre o sono não-REM profundo (também conhecido como sono tranquilo). O bebê para de se contrair e realizar outros movimentos e entra em um sono profundo. Esta é a fase mais difícil de acordar o bebê.

A partir dos 3 meses de idade, o bebê começa a produzir melatonina, e aos 5 o ritmo circadiano começa a assumir o controle, deixando o sono mais consistente e prolongado.

O sono leve dos bebês é importante para o desenvolvimento cerebral!

O que é o ritmo circadiano?

Os ritmos circadianos são mudanças físicas, mentais e comportamentais que seguem um ciclo de cerca de 24 horas, respondendo principalmente à luz e escuridão no ambiente. O corpo faz e mantém seus próprios ritmos circadianos.

Esses ritmos podem alterar os ciclos de sono-vigília, liberação de hormônio, temperatura corporal e outras funções importantes. Estão relacionados ao sono e são importantes na determinação dos padrões de sono humano.

Como ele funciona?

O relógio mestre do corpo (SCN) controla a produção de melatonina. Está localizado logo acima dos olhos, que encaminha informações para o cérebro e o SCN recebe informações sobre a luz que entra.

Quando há menos luz, como à noite, o SCN diz ao cérebro para fazer mais melatonina para que você adormeça.

Por que a soneca é necessária?

Durante todo o dia, a criança aprende algo novo, recebe estímulos diferentes e as sonecas tornam-se fundamentais para que essas experiências se transformem em aprendizado.

O desenvolvimento físico e mental ocorre quando as crianças dormem – tanto à noite quanto durante o dia. Além disso, estudos científicos comprovam que as crianças que praticam as sonecas têm maior atenção do que as que não o fazem.

Quando as crianças descansam durante o dia, tendem a dormir mais e mais pacificamente à noite.

Ainda não entendeu o sono do bebê e precisa de ajuda?

Estabeleça uma rotina do sono: dê um banho relaxante no mesmo horário, leia histórias, pratique a Shantalla, evite brincadeiras noturnas, apague as luzes na hora de dormir…

Lembre-se: pular sonecas durante o dia não faz o bebê dormir bem a noite!

Se mesmo assim ainda ter dúvidas, existem consultorias maternas especializadas no sono infantil com a finalidade de ajudar as mamães nessa nova fase, como a Mommy’s Angel.

As profissionais identificam as dificuldades de cada bebê e, assim, elaboram um plano de sono e rotina personalizados, sempre orientando a família e todos os envolvidos no dia a dia da criança.

A Consultoria é realizada de forma personalizada na sede da Mommy’s Angel Consultoria Materna (Rio de Janeiro), à domicílio (somente no RJ) ou via Skype/ WhatsApp para todas regiões do Brasil.

A Mommy’s Angel tem a finalidade de trabalhar com as famílias bem descansadas, e mostrar aos papais que essa linda etapa pode e deve ser vivida com tranquilidade!

Artigos Relacionados

As vantagens do aleitamento materno para mamãe

Mommy´s Angel

A Síndrome do bebê sacudido

Mommy´s Angel

O que é apojadura?

Mommy´s Angel

Deixe um Comentário