As vantagens do aleitamento materno para mamãe

As vantagens do aleitamento materno para mamãe
Amamentação Dicas

Que a amamentação é muito importante para o desenvolvimento do bebê todos sabem, mas você sabia que o aleitamento materno também tem um papel fundamental na saúde da mãe, protegendo-a a curto e longo prazo?

O processo de amamentação não é apenas uma forma de aproximar ainda mais as mães e seus bebês ou oferecer proteção às crianças. Ele também é muito relevante para a recuperação da saúde física e mental das mamães.

As vantagens do aleitamento materno para mamãeApós o parto existe o risco de as mães sofrerem sangramentos, ter anemia e até desenvolver problemas emocionais devido às alterações bruscas que acontecem fisicamente com elas. Mas com a amamentação é possível ter o aumento de hormônios como ocitocina e prolactina, que podem reduzir os riscos de a mulher ter hemorragia e estimulam a sensação de paz e carinho.

Confira uma lista com as vantagens do aleitamento materno para mamãe:

Reduz o risco de desenvolver depressão pós-parto

Durante a amamentação acontece o equilíbrio hormonal no organismo das mulheres e inclusive o desenvolvimento de hormônios como o ocitocina e prolactina, que são conhecidos por proporcionar a sensação de bem-estar, além do sentimento de amor e apego da mãe e o filho. Consequentemente isso influencia da saúde mental, evitando o desenvolvimento da depressão.

Ajuda a evitar o câncer de mama e de ovário

Segundo estudos realizados em todo o mundo, o aleitamento materno tem a capacidade de reduzir os riscos de a mulher ter câncer de mama e ovário. Eles afirmam que devido o retardamento da ovulação durante os períodos de amamentação e a diminuição do nível dos hormônios no corpo reduzem esse risco, já que ambos estão associados ao desenvolvimento da doença.

Reduz as hemorragias pós-parto e o risco de anemia

Ao amamentar o seu bebê, o corpo começa a produzir um hormônio que é chamado de ocitocina. Esse hormônio é responsável por estimular o útero voltar a ter o seu tamanho normal rapidamente e com isso pode diminuir o sangramento pós-parto, que reduz o risco de sofrer uma hemorragia. Esse hormônio também evita a anemia que é muito comum entre as mulheres.

Ajuda a perder o peso adquirido durante a gravidez

Ao sair do parto é comum as mulheres diminuírem sua silhueta justamente porque o bebê nasceu e a placenta saiu, porém ela ainda mantém parte do peso ganho na gravidez. Com a amamentação é possível aumentar a perda de peso pois ela consome 800 calorias por dia e o consumo intenso de água para produzir mais leite vai reduzir a retenção de líquido e claro, o inchaço.

Estimula o vínculo entre a mãe e seu bebê

A amamentação é um momento apenas da mãe e o filho. Naquele instante a mãe foca em alimentar o seu bebê proporcionando um desenvolvimento saudável. Nesse processo acontece um contato direto entre a mãe e o bebê pela pele e olhar, que consequentemente os aproxima cada vez mais. Com isso, é algo natural ambos criarem um forte vínculo e o amor incondicional.

Aumenta a sua autoconfiança como mãe

As vantagens do aleitamento materno para mamãeInfelizmente nem todas as mulheres conseguem amamentar por um longo período os seus bebês, seja por questões biológicas ou pela dificuldade em realizar o processo. Esse é um assunto muito delicado e quando isso ocorre é comum a mulher perder a sua confiança. Então amamentar é capaz de ter vários efeitos nas mulheres, como o aumento da confiança e autoestima.

Definitivamente existem vantagens do aleitamento materno para mamãe e também para o seu bebê. A amamentação reduz ao extremo os riscos de ambos sofrerem com o desenvolvimento de doenças prejudiciais para sua saúde, além de criar um forte vínculo entre eles durante a amamentação.

Artigos Relacionados

Você sabe como funciona o trabalho de uma Consultora Materna?

Mommy´s Angel

Tipos de mamilos e amamentação

Mommy´s Angel

Sono e saúde na Melhor Idade

Mommy´s Angel

Deixe um Comentário